Apesar de comum, a automedicação é uma prática perigosa que oferece inúmeros problemas à saúde e pode levar, inclusive, à morte.
Além do risco de morte, uma pessoa que insiste em tomar remédio por conta própria fica suscetível a várias complicações. Entre elas, reações alérgicas, intoxicação e até mesmo dependência.
Anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos e relaxantes musculares figuram na lista de medicamentos mais utilizados por quem se automedica.
Caso alguém passe mal ao se automedicar, deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima. É fundamental levar a caixa ou o frasco do medicamento usado para que o profissional consiga agir de maneira mais rápida ao tratar o problema.
De qualquer forma, o ideal é só se medicar com prescrição de um médico de confiança. São os remédios indicados pelo especialista que terão os melhores resultados no paciente e não oferecerão riscos à saúde.
A Diabetes Gestacional é caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez e pode afetar tanto a mãe, quanto o bebê.
Os principais sintomas são:
– Sede constante;
– Vontade frequente de urinar;
– Cansaço.
E os principais fatores de risco são:
– Gestação em idade avançada;
– Ganho de peso excessivo na gravidez;
– Pressão alta;
– Colesterol alto;
– Sobrepeso ou obesidade;
– Histórico familiar de diabetes;
– Gravidez de gêmeos;
– Diabetes em gestações anteriores.
O tratamento exige um acompanhamento específico com médicos obstetra e endocrinologista. Com dieta específica para controle glicêmico e, quando indicado por médico, uso de insulina em horários específicos.
Um pré-natal bem feito auxilia tanto na prevenção, quanto no tratamento da Diabetes Gestacional. Por isso, se você planeja engravidar, ou já está grávida, inicie o seu pré-natal o quanto antes.
O exame de vista em consultório com médico oftalmologista é recomendado pelo menos uma vez ao ano, principalmente para pessoas com mais de 40 anos.
Mesmo que você não use óculos, ou não sinta dificuldade para enxergar, realizar o exame pode ser útil, pois muitas vezes os problemas de vista começam sem serem percebidos.
Por exemplo, você não tem dificuldade para enxergar, mas tem dores de cabeça frequente no trabalho ou na escola, pode ser sinal de um início de problema de vista que deve ser tratado o quanto antes.
O exame de vista é simples e completamente indolor. Além disso, quanto antes se inicia um tratamento ocular, menos ele se agrava. Então não tem porque fugir do seu médico oftalmologista.
#hospitalnossasenhoradaabadia #hospital #ituiutaba #prevenção #dica #cuidados #Saúde
A Asma é uma inflamação crônica dos pulmões em que a pessoa apresenta dificuldades para respirar, falta de ar e uma sensação de pressão no peito.
É mais comum em pessoas que já possuem um histórico familiar, aquelas que tiveram infecções respiratórias na infância ou que possuem muitas alergias.
A Asma não tem cura, mas seus sintomas podem ser tratados ou amenizados através de medicamentos indicados por médico pneumologista.
O diagnóstico é feito pelo médico ao se analisar os sintomas e também pode ser realizado um exame chamado espirometria.
Ainda não se sabe a causa específica da asma, mas já se sabe que os fatores abaixo podem acabar levando o paciente asmático à uma crise:
➡ Exposição a ambientes com muita poeira ou fumaça;
➡ Mudanças climáticas;
➡ Infecções respiratórios causadas por vírus ou bactérias;
➡ Prática de atividade física intensa;
➡ Estresse;
➡ Uso de determinados medicamentos.
Se você possui alguns dos sintomas de asma, ou passa mal quando exposto a alguma dessas situações citadas acima, procure um médico para realização de exames. Quanto antes se começa o tratamento, melhores são os resultados.